quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Risoto de Carne Seca com Abóbora


Ingredientes: 
500 g de arroz arbório ou comum
1 L (aproximadamente) de caldo de legumes
500 g de carne seca previamente dessalgada e desfiada
400 g de abóbora picada e pré cozida
1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas
50 g de queijo ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
pimenta à gosto
raminhos de salsa e tomate picado para decorar
Modo de Preparo: 
Cozinhe o arroz com o caldo de legumes até ficar al dente e bem molhado (coloque um pouco de caldo na panela com o arroz e, quando secar, coloque mais caldo. Repita a operação, sem parar de mexer, até o ponto desejado). Em seguida, misture a esse arroz, 1 colher (sopa) de manteiga. Em uma frigideira, derreta a manteiga restante e refogue a cebola. Acrescente a carne seca e a pimenta. Deixe a carne refogando por alguns minutos. Cuidado com o sal, pois a carne já tem um sabor acentuado. Acrescente a abóbora pré-cozida e amasse-a grosseiramente, misturando-a à carne. Deixe pequenos pedaços de abóbora se desejar. Misture tudo ao arroz já cozido. Acrescente a salsa picada e o queijo ralado. Decore com ramos de salsa.
Carne-seca: Conhecida também como charque, carne-do-ceará ou jabá, é mais salgado do que a carne-de-sol. Colocada em água para dessalgar, perde grande parte de suas substâncias nutritivas.
Carne-de-sol: É uma carne salgada e seca ao sol e ao vento que mantém a cor avermelhada. É menos salgado que a carne-seca. Deve ser consumida no máximo uma semana depois de curada. Antes de ser utilizada, deixa-se de molho por algum tempo, com sua água, sendo trocada várias vezes. É também chamada de carne-de-vento e carne-do-sertão.
Dessalgar: Eu faço da seguinte maneira:
É preciso um dia de antecedência. Lave bem a carne e deixe de molho em água abundante durante toda a noite. Para dessalgar com mais facilidade é melhor cortar a carne em pedaços.No dia seguinte ferva para finalizar o processo. Escorra a água e prepare de acordo com a receita escolhida.

Nenhum comentário: