Ingredientes:
Para a massa:
- 1 copo de leite morno
- 1 copo de água morna
- 1/2 copo de óleo
- 1 colher de sopa de manteiga (à temperatura ambiente é melhor)
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 4 tabletes de fermento para pão
- 1 kg de farinha de trigo
Para o recheio de carne:
- 1/2 kg de carne moída
- 2 tomates
- 1 cebola
- suco de 1 limão
- hortelã a gosto.
- sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Massa
Desmanche o fermento em um recipiente e adicione o sal. Misture até ficar líquido e junte o leite morno. Mexa e reserve.
- Em outro recipiente junte a farinha (reserve um pouco, mais ou menos 1 xícara), o açúcar, o sal, a manteiga, o óleo, a água e o fermento reservado. Misture bem até a massa começar a desgrudar do recipiente. Se necessário, adicione mais farinha.
- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove até a massa ficar lisa. Vá adicionando mais farinha aos poucos, se necessário.
- Deixe a massa descansar por aproximadamente 15 minutos, ou até perceber que ela cresceu bem.
- Separe porções da massa em bolinhas e abra com um rolo. Se tiver, use um cortador redondo, senão, tente abri-las o mais próximo possível do formato de um círculo.
- Ponha o recheio e feche unindo as pontas, formando um triângulo.
- Coloque as esfihas em uma forma untada e polvilhada e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
Recheio
Num recipiente, junte a carne moída, a cebola, os tomates, o suco do limão, a hortelã, o sal e a pimenta. Misture bem e utilize o recheio ainda cru.
Dicas do publicitário:
- Não coloque a farinha toda de uma vez, vá acrescentando aos pouco até a massa não grudar mais nas mãos nem na superfície de trabalho.
- Para saber se a massa já foi sovada o suficiente: a massa deve estar lisa. aperte com um dedo e veja o tempo que demora para ela voltar à forma normal. Se demorar muito, ainda não está pronta. Quanto mais rápido ela voltar, melhor.
- A receita diz que a massa deve repousar por 15 minutos. Mas se ela não crescer bastante nesse tempo, deixe mais tempo.
- Quando for montar as esfihas, tente ser rápido. Quanto mais tempo a massa ficar parada lá, mais dificíl fica de trabalhar com ela, pois ela se torna muito elástica.