Frango
No dia anterior separe o frango em pedaços (coxas com sobrecoxa, peitos e asas), mantendo a pele, e deixe-o marinar no vinho com o louro, alecrim e dente de alho amassado.
No dia seguinte, comece pré-aquecendo o forno a 180 graus.
Escorra bem os pedaços de frango, reservando o líquido, e seque-os com um papel toalha. Tempere com sal e pimenta e polvilhe levemente com farinha, sacudindo após para tirar o excesso.
Em uma panela que vá ao forno doure os pedaços de frango em azeite e reserve.
Na mesma panela doure o alho fatiado e junte o alicci e as azeitonas, doure um pouco mais e junte os tomates e o caldo da marinada. Volte com os pedaços de frango para a panela, deixe o caldo ferver, tampe e leve ao forno por cerca de ½ hora.
Sirva com polenta.
Polenta
Tempere o caldo com sal e pimenta e leve-o para ferver. Assim que ferver despeje em fluxo constante o fubá sempre mexendo. Quando estiver homogêneo deixe em fogo baixo para dar liga até que fique com o ponto desejado. Desligue o fogo, acrescente o queijo e a manteiga e mexa bem até dissolver totalmente. Sirva imediatamente.
Dicas
Nunca use uma panela de alumínio para se fazer polenta, pois esta pode dar um tom esverdeado e um sabor ácido à polenta. Deixe a polenta que sobrar na geladeira até o dia seguinte. Corte-a em cubos e frite em imersão ou grelhe-as e sirva como petisco, entrada ou acompanhamento.
Use a carcaça que sobrou do frango para fazer um caldo rápido para a polenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário