Cotechino (ou zampone) e lentilhas
Um codeguim
Lentilhas (250gr)
Tomates picados sem as sementes
Cebola ralada
Meia pimenta dedo-de-moça picada
Três dentes de alho laminados
Ramos de salsinha picada
Folha de louro
Alecrim
Orégano fresco
Sal e mescla de pimentas moida na hora
Azeite de oliva
Lave bem as lentilhas, ecorra-as e deixe-as de molho repousando imersas em água fria por aproximadamente 40 minutos. Enquanto isso, inicie o preparo do tempero para as lentilhas: rale a cebola, pique em pequenos cubos o tomate sem as sementes, corte o alho em lâminas muito finas, pique grosseiramente a salsinha, o alecrim e as folhas de orégano fresco.
Use meia pimenta dedo-de-moça picada tambem sem sementes.
Numa panela, doure no azeite de oliva as lâminas finas de alho. Junte a cebola ralada, acerte o sal e a mescla de pimentas moídas na hora. Refogue bem.
Quando a cebola estiver bem refogada e transparente incorpore ao refogado o tomate picado e a pimenta dedo-de-moça, refogue em fogo baixo com a panela tampada.
Quando o tomate estiver bem diluído, adicione as ervas restantes, refogue mais um pouco com a panela tampada em fogo baixo.
Escorra mais uma vez as lentilhas e leve-as para cozinhar em uma panela com água abundante. Na mesma panela coloque o codeguim ainda em sua embalagem, cozinhe tudo junto e em fogo brando.
Quando as lentilhas estivem semi-cozidas e começarem a amaciar, junte à panela o tempero feito à parte, misture tudo muito bem.
Quando as lentilhas estiver no ponto exato de cozimento, retire a embalagem do codeguim, cuidando para aproveitar o líquido lá contido juntando-o às lentilhas.
Corte o codeguim em fatias, volte as fatias para a panela, cozinhe tudo junto por mais 5 minutos. Verifique o sal e sirva muito quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário