segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Rocambole de bacalhau


Ingredientes:
300g de bacalhau dessalgado
Azeite (o suficiente)
3 cebolas cortada em cubos pequenos
1 maço de cheiro-verde picado
Pimenta-do-reino (a gosto)
Sal (a gosto)
1/2 limão
6 ovos
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
600ml de leite
Azeitona preta (a gosto)
Alface (a gosto)
Tomate-cereja (a gosto)

Modo de preparo:
Prepare o bacalhau no dia anterior. Para dessalgar, retire a pele enquanto ainda estiver seco, lave e deixe de molho em uma bacia com água. Dessalgue por 24 horas, trocando a água por três vezes.

Rocambole de bacalhau: peixe em lascas enrolado em pão de ló de batata

Escalde o bacalhau dessalgado em água fervente para facilitar na hora de desfiar. Escorra e deixe esfriar. Mexa bastante no bacalhau enquanto desfia, para remover as espinhas.

Refogue a cebola no azeite até que murche e acrescente bacalhau, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado. Tempere com sal apenas se tiver dessalgado bastante o bacalhau, caso contrário o prato poderá ficar salgado. Por fim, esprema meio limão e reserve.

Bata os ovos na batedeira até obter uma espuma e misture a farinha e o fermento com uma espátula, com leveza para não perder a textura aerada dos ovos. Depois de misturado, acrescente o leite e continue mexendo devagar para que os ingredientes se combinem. Acrescente o bacalhau e coloque a massa em uma forma muito bem untada para não grudar.

Patanisca: petisco português de bacalhau

Leve ao forno alto por dez minutos e depois diminua para uma temperatura baixa, deixando assar até dourar, por cerca de 20 minutos.

Tire do forno, desenforme sobre um pano de prato úmido e enrole junto com o pano. Deixe descansar por 20 minutos e, em seguida, desenrole para remover o pano e enrole novamente.

Sirva decorado com azeitonas pretas, alface e tomates-cereja.

Nenhum comentário: