Ingredientes:
800g de bacalhau Riberalves
300g de feijão macassar
2 cebolas picadas
4 colheres (de sopa) de manteiga
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
500ml de leite de vaca
200ml de leite de coco
50g de queijo ralado
300g de queijo muçarela
Sal, pimenta, coentro picado e azeitonas fatiadas a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão macassar* em água e sal com 2 colheres de manteiga, 1 cebola picada e o coentro picado. Depois de cozido, escorra e reserve.
Em uma panela, refogue 1 cebola picada em 2 colheres de manteiga. Acrescente a farinha de trigo e pouco a pouco adicione o leite de vaca.
Quando a mistura adquirir uma consistência cremosa, junte o leite de coco, a azeitona fatiada e metade do queijo muçarela. Mexa bem até o creme soltar fios. Acrescente a pimenta e, caso necessário, o sal a gosto.
Em um refratário, despeje o creme até cobrir o fundo.
Em sequência, adicione uma porção de feijão e outra de bacalhau Riberalves, repita a ordem de ingredientes de modo a se formarem camadas intercaladas. Cubra com o restante do queijo muçarela, polvilhe o queijo relado e leve ao forno pré-aquecido (por uns 10 minutos a 250⁰C) e deixe até gratinar.
Acompanhamentos: arroz branco, batata palha e muuito azeite de oliva.
[*] - Cozimento do feijão macassar: a proporção é de 300g de feijão para 1,2 litro de água. Após atingir o ponto de fervura (quando a panela de pressão começar a fazer aquele ruído peculiar), mantenha em fogo brando por 40 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário