quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Risoto de Feijoada

Risoto de Feijoada
ingredientes
1 caixa de feijão pronto
1 unidade de linguiça calabresa
1 unidade de paio
300 gramas de lombo salgado
300 gramas de carne seca cozida e desfiada
1/2 kg de lombo defumado
1/2 kg de costelinha defumada
1 e 1/2 xícara de cebola picada
50 grams de bacon picado
2 dentes de alho picado
2 xícaras de chá de cebola picada
1 folha de louro
1 xícara de chá de óleo
4 colheres de sopa de azeite
300 gramas de arroz arbóreo
3 colheres de sopa de cachaça
1 xícara de chá de óleo
1 tomate picado em cubos

modo de preparo

Retire o feijão da caixa, separando o caldo e lavando os grãos. Reserve os grãos e coloque todo o caldo em uma panela grande.
Dessalgue a carne seca e o lombo. Escalde todas as carnes para retirar o execesso de gordura. É importante tirar bastante o sal, pois é com este caldo que será feito o risoto.
Cozinhe todas as carnes, exceto a carne seca. Conforme forem cozinhando, vá reservando as carnes em um pote.
Em uma frigideira, frite o bacon junto com os dentes de alhos e uma xícara de cebola. Deixe refogar bem, e depois adicione ao caldo. Coloque as folhas de louro e deixe ferver mais um pouco. Se necessário, vá adicionando água ao longo do processo. Reserve, separadamente, as carnes, o caldo e o feijão.
Agora vamos preparar a palha de carne seca: em uma frigideira, coloque óleo e adicione a carne seca até que ela fique bem frita. Isso fará com que ela fique muito crocante. Reserve.
Hora de fazer a receita básica de risoto: em uma panela, aqueça um pouco de azeite e uma colher de manteiga. Quando estiver bem quente, adicione o arroz e deixe “fritar” rapidamente. Depois, adicione a cachaça e deixe o seu álcool evaporar. Aos poucos, vá adicionando conchas do caldo em que foram cozinhadas as carnes.
Receita de Risoto de Feijoada
Agora é paciência, pois você não deve parar de mexer. Cuidado para que o arroz não grude na panela. Conforme for evaporando o caldo, vá acrescentando mais conchas. Só tome cuidado para não exagerar, deixando o arroz empapado. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja al dente, levemente úmido, mas sem caldo em excesso.
Quando o risoto estiver no ponto, acrescente  as linguiças, a costela, o lombo e o feijão e o tomate. Se quiser, pode colocar um punhado de salsinha picada. Para finalizar, sirva o risoto coberto a palha de carne seca
Dicas práticas
Fonte: Receitas Gourmet

Nenhum comentário: