segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Torta de limão diferente


 
INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (café) de sal
¼ de xícara (chá) de manteiga
5 gemas
3 colheres (chá) de raspas de limão
1/3 xícara (chá) de suco de limão
1 xícara (chá) de leite em pó
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de arroz cozido e lavado
5 claras
1/3 xícara (chá) de amêndoa em lascas e torrada
MODO DE PREPARO

Numa batedeira coloque a farinha de trigo, o açúcar, 1 colher (café) de sal e a manteiga e bata bem até obter uma mistura fofa. Junte as gemas, uma de cada vez, batendo sempre, até ficar homogêneo. Desligue a batedeira, acrescente as raspas de limão, o suco de limão, o leite em pó, a lata de leite condensado, o arroz cozido e lavado e misture bem. Reserve.
Numa outra tigela da batedeira coloque as claras e 1 colher (café) de sal e bata até obter bicos firmes (+/- 8 minutos). Desligue a batedeira, acrescente à mistura de arroz (reservada acima) e mexa delicadamente.
Transfira para uma fôrma de pudim (24 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e salpique (por cima) a amêndoa em lascas e torrada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º em banho-maria até ficar firme (+/- 1 hora). Espere esfriar completamente.
Reprodução Mais Você

Pavê bem casado com sorvete e doce de leite

Pavê bem casado com sorvete e doce de leite

Ingredientes:

Pão-de-ló:
. 4 ovos
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de leite fervente
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
. 1 pote de doce de leite cremoso (250g)
. 1 pote de sorvete de creme (2 litros)

Modo de preparo:

Pão-de-ló: na batedeira, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e formar um creme esbranquiçado. Adicione o leite, a farinha e o fermento. Bata rapidamente apenas para incorporar todos os ingredientes. Coloque a massa em uma assadeira grande untada com manteiga. Asse no forno preaquecido a 200°C durante cerca de 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Corte o bolo em cubos.
Montagem: Em um a fôrma grande de bolo inglês, alterne camadas de cubos de bolo, colheradas de doce de leite e de sorvete de creme. Bata a fôrma sobre uma superfície firme para que o sorvete de acomode. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas no mínimo. Desenforme na hora de servir.
Conteudo site Ana Maria

Suflê de abobrinha, tomate e batata

Suflê de abobrinha, tomate e batata

Ingredientes:

. 2 ovos com as claras e gemas separadas
. 1 abobrinha picada
. 1 tomate picado
. 1 batata grande cortada em cubos médios
. 1 copo de leite
. 1 pitada de noz-moscada
. 2 colheres (sopa) de cebola picada
. 1 colher (chá) de alho picado
. 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
. 4 gotas de suco de limão
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Bata as gemas, a abobrinha e o tomate no liquidificador. Reserve. Cozinhe as batatas até amolecerem. Escorra a água e amasse. Reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione a batata amassada e aqueça em fogo médio. Adicione o leite e deixe ferver até reduzir a 1/3 (por cerca de 4 minutos). Tire do fogo e tempere com uma pitada de noz-moscada. Misture com os legumes batidos e coloque sal e pimenta do reino a gosto. Em outra tigela, bata as claras em neve com o suco de limão. Coloque sobre a mistura de legumes e mexa delicadamente até que a mistura fi que homogênea. Divida em quatro potes (resistentes a altas temperaturas) e leve em banho-maria em forno preaquecido a 200 °C, por cerca de 15 minutos ou até gratinar. Sirva imediatamente.
Receita do chef Kiko Hwang