quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Arroz com gueirova





2 xícaras (chá) de palmito de guariroba natural ou conserva (igual a gueroba)
2 cls (sopa) de azeite
Meia cebola
3 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de arroz parboilizado
Meia xícara (chá) de vinho branco seco
5 a 6 xícaras (chá) de caldo de frango quente (natural ou tablete)
1 cl (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de fazer

» Limpe o palmito de guariroba e fatie toda a parte macia. Numa panela grande e rasa, refogue-o no azeite junto com parte da cebola e o alho. Acrescente um pouco de caldo do frango e deixe cozinhar de 2 a 3 minutos. Não deixe desmanchar as fatias ou lascas do palmito, retire-os da panela e reserve.

» Na mesma panela, refogue o arroz com o restante da cebola e alho. Mexendo sempre, acrescente o vinho branco até evaporar. Junte 1 xícara do caldo do frango e continue mexendo com frequencia até evaporar novamente. E vá colocando aos poucos o caldo sempre que estiver secando.

» Quando o arroz estiver quase no ponto, acerte o sal e antes de terminar o caldo do frango, devolva a guariroba e misture bem.

» Quando perceber que o arroz está no ponto, a guariroba ao dente, junte a manteiga e mexa rapidamente para pegar brilho. Sirva imediatamente. Se desejar, polvilhe o arroz com queijo do cerrado e salsa picada.

Galeto Desossado


 
INGREDIENTES

2 galetos com aprox. 700 g cada
Sal e pimenta do reino moída a gosto
2 fatias finas de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido
8 folhas de sálvia
1 colher (chá) de manteiga
1 fio de óleo
¼ xícara (chá) de vinho branco
MODO DE PREPARO


Com uma faca de desossar ou faca com a lâmina fina e afiada, separe as coxas com sobrecoxas dos galetos. Depois, retire o peito, separando-o dos ossos. Reserve. Tempere o galeto desossado com sal e pimenta do reino moída a gosto.
Pegue uma coxa com sobrecoxa e com uma faca de desossar ou faca fina e afiada vá passando em volta do osso separando-o da carne, mas sem retirá-lo da coxa. Corte o osso deixando 2 cm deste osso ainda grudado na parte final da coxa. Faça isso com as outras coxas.
Coloque um pedaço pequeno de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido (cerca de 30g) e 2 folhas de sálvia dentro da coxa. Com uma metade do peito encaixe-o na coxa de maneira que a parte mais grossa do peito fique encaixada na parte mais fina da coxa como se fosse um embrulho. Repita esse procedimento com as outras coxas e peito do galeto.
Dê várias voltas de papel filme em cada embrulho de coxa e peito firmando bem.
Cozinhe os embrulhos de galeto em água fervente por 20 minutos (com o papel filme).
Depois de cozidos, retire o papel filme e leve-os para uma frigideira com manteiga e fio de óleo para dourar por todos os lados. Retire os galetos desossados da frigideira e aqueça o vinho branco por 1 minuto. Regue os galetos e sirva a seguir com purê de batatas.
Reproção Site Mais Você / Foto: Daniela Meira