quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fondue de chocolate


INGREDIENTES
Casquinha:
5 fatias de pão de forma sem casca
1 clara
500 g de chocolate meio amargo derretido
Fondue:
2 gemas peneiradas
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de vinho branco seco ou vinho do Porto
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
150 g de chocolate meio amargo picado

MODO DE PREPARO
Casquinha:
Em uma superfície lisa e com um rolo, amasse cada fatia de pão de forma até ficar bem fininha.
Pegue 4 fatias de pão de forma fininhas (reserve a outra) e com uma forminha de fundo removível (6,5 cm de diâmetro x 4 cm de altura) corte 1 disco de cada fatia. Forre o fundo de cada forminha, já untada com manteiga, com 1 disco de pão e com as rebarbas das fatias vá preenchendo as laterais das forminhas até ficarem totalmente preenchidas. Utilize a outra fatia reservada para completar as forminhas
Observação: Junte bem as rebarbas para que não vaze o recheio.
Pincele as fatias que estão nas forminhas com clara para deixar bem vedada e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 20 minutos. Desenforme e volte as casquinhas para o forno por mais 5 minutos para secar. Deixe esfriar.
Depois de frias, banhe a parte de fora de cada casquinha em 500 g de chocolate meio amargo derretido. Vire as casquinhas banhadas em uma grade para escorrer o chocolate e secar. Reserve.
Fondue:
Numa panela em banho-maria, coloque 2 gemas peneiradas, 1 xícara (chá) de açúcar, ½ xícara (chá) de vinho branco seco ou vinho do Porto, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 150 g de chocolate meio amargo picado e deixe derreter por 20 minutos até ficar encorpado e liso.
Despeje este creme de chocolate dentro de cada forminha (já banhadas com chocolate e secas) e decore com frutas espetadas em palitos decorativos (morango, uva, banana, maçã, cerejas frescas). Sirva imediatamente.
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira

Carne de panela com farofa de cenoura


Carne de panela com farofa de cenoura


1Kg de alcatra cortada em cubos grandes (capa de filé/coxão duro)

. 5 dentes de alho
. Sal a gosto
. 4 grãos de pimenta do reino
. ¼ de xícara (chá) de óleo
Farofa:
. ½ xícara (chá) de manteiga
. 2 dentes de alho picados
. 2 cenouras médias raladas grossas
. 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
. Sal e pimenta a gosto
. Cebolinha verde picada a gosto

Modo de preparo:

Num processador triture o alho, o sal e os grãos de pimenta até formar uma pasta. Passe a pasta nos cubos de carne. Em uma panela de pressão, coloque a carne, por cima o óleo e deixe dourar. Tampe e leve ao fogo alto até começar a pressão. Cozinhe no fogo brando por 25 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Abra a panela com cuidado e verifique se a carne está macia. Cozinhe no fogo alto, sem a tampa até secar o caldo que se formou na panela. Coloque em uma travessa.
Farofa: Em uma frigideira, aqueça a manteiga, doure o alho, junte a cenoura e cozinhe por dois minutos. Misture a farinha de mandioca, o sal e a pimenta. Desligue o fogo e salpique a cebolinha. Sirva com a carne, arroz e feijão.
Fonte M de mulher