quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ovo marmorizado

Ingredientes 

. 1 kg de cobertura de chocolate branco
. 100 g de  cobertura de chocolate ao leite 
Acessórios  . 1 cortador de alumínio de 
. 9 cm de diâmetro
. Papel-manteiga
. Pincel culinário
. 2 moldes para ovo de 1 kg
. Assadeira de alumínio 
. Papel celofane e fita

Modo de preparo

Derreta a cobertura de chocolate branco (veja pág. 16). Transfira-o para outro recipiente limpo e seco e coloque-o em banho-maria frio, mexendo para que resfrie até 28ºC (veja pág. 16). Reserve. Repita o processo com o chocolate ao leite. Reserve. 
Faça o suporte do ovo com cerca de uma xícara (chá) do chocolate branco reservado: ponha o cortador sobre a assadeira forrada com papel-manteiga, despeje o chocolate dentro do aro e dê batidinhas para eliminar as bolhas de ar. Leve-o à geladeira até secar. Desenforme e reserve.
Molhe o pincel no chocolate ao leite e dê batidinhas no fundo e na lateral dos moldes dos ovos para criar o marmorizado. Deixe a forma na geladeira por cinco minutos para secar. Depois de seco, distribua o chocolate branco, girando-o para recobrir toda a cavidade e eliminar o excesso.
Leve à geladeira até o chocolate firmar. Repita mais duas vezes, tomando cuidado para o chocolate se espalhar de modo uniforme. Raspe as beiradas dos moldes com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Deixe na geladeira até o chocolate firmar.
Vire os moldes e deixe-os na grade da geladeira com a cavidade virada para baixo até que fiquem opacos. Desenforme. Una as partes (veja pág. 16). Ponha um pouco do chocolate ao leite sobre o suporte e apóie o ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane e prenda-o com um laço de fita.