sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ovos de Páscoa recheados



15g de fermento de padeiro fresco
100g de açúcar
300 ml de leite morno
500g de farinha
50g de manteiga/margarina mole
1 pitada de sal
50g de ananás seco
25g de damascos secos
25 g de fatias de laranja cristalizada
100g de massapão
400g de açúcar em pó
2 claras de ovo
corantes de culinária: azul, vermelho e amarelo
manteiga para a forma
preparação:
Esmague o fermento e misture 1 c/chá de acucar e 100 ml de leite. Cubra e deixe levedar em lugar quente cerca de 10 min. Numa tigela grande misture a farinha, manteiga, sal, 95g de açúcar e 200 ml de leite e misture a massa de fermento. Amasse até obter uma massa lisa. Cubra e deixe levedar até ficar o dobro em um lugar quente cerca de 45 min.

Pique finamente o ananás, damascos e as fatias de laranja e amasse com a massa de amêndoa. Barre um tabuleiro com 9 pocinhas em forma de ovos (tipo muffins, só em forma de ovos). Divida a massa em 9 pedaços. Achate cada pedaço de massa na palma da mão e ponha um pouco de recheio de frutos e massa de amêndoa no meio. Cubra o recheio com a massa e forme bolinhas. Coloque nas cavidades do tabuleiro e pressione ligeiramente, cubra mais uma vez e deixe repousar cerca de 15 min. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 175 graus cerca de 20 min. Desenforme os ovos e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Deite o açúcar em pó e as claras numa tigela e bata até obter uma cobertura lisa. Se a cobertura de açúcar estiver muito espessa misture algumas gotas de água. Reserve 3 c/sopa desta cobertura e divida em três partes iguais e tinja com os corantes culinários, uma parte em azul, outra em vermelho e outra em amarelo. Pincele os ovos com a cobertura de respectivas cores e deixe secar sobre uma grelha.

Despeje em 4 saquinhos de plástico as estantes coberturas que são (branca, azul, vermelha e amarela). Faça um buraquinho em cada saquinho e decore os ovos com a cobertura a seu gosto. Deixe secar