sábado, 20 de dezembro de 2014

Naked cake de panetone com brigadeiro branco


Utensílios
  • Fôrma redonda de 20 centímetros de diâmetro por 7 centímetros de altura
  • Fôrma redonda de 15 centímetros de diâmetro por 7 centímetros de altura
  • Disco de isopor ou de papelão com 15 centímetros de diâmetro
  • Sacos plásticos próprios para freezer
  • Peneira fina
  • Prato de bolo decorativo
Ingredientes
Massa
  • 2 panetones tradicionais de 500 gramas
  • 1 panetone tradicional de 750 gramas
Brigadeiro branco
  • 3 latas de leite condensado
  • 60 gramas de manteiga sem sal
  • 150 gramas de chocolate branco picado
Decoração
  • 50 gramas de açúcar de confeiteiro
  • Flores naturais e/ou enfeites natalinos
Modo de preparar
Brigadeiro
Derreta a manteiga em uma panela e acrescente o leite condensado e o chocolate branco picado. Mexa lentamente em fogo baixo até obter o ponto de creme. Esta textura você consegue logo após o início da fervura. Retire do fogo e deixe esfriar.
Montagem
Forre a forma redonda de 20centímetros de diâmetro com um saco plástico próprio para freezer. Cubra a base e a lateral, deixando uma sobra nas bordas que permitam cubrir a massa por cima, após o término da montagem. Faça o mesmo com a forma menor, de 15 centímetros. Pique os dois panetones de 500 gramas. Disponha alguns pedaços, um ao lado do outro, no fundo da fôrma de 20 centímetros até que ele esteja completamente forrado. Pressione esse panetone com os dedos para que fiquem achatados na assadeira. Em cima da massa, disponha uma camada generosa de brigadeiro branco, com 2 a 3 centímetros de altura. Espalhe o recheio com uma colher ou espátula até igualar a altura. Alterne camadas de massa e recheio até preencher toda a fôrma. Repita o mesmo processo de montagem para a assadeira menor, de 15 centímetros de diâmetro. Nesta etapa, você usará todo o panetone de 750 gramas. Cubra as assadeiras com a sobra do plástico e leve para geladeira por 4 horas. Retire as fôrmas da geladeira para desenformá-las. Vire a assadeira maior em um prato de bolo de sua escolha e puxe com delicadeza a assadeira, sempre segurando o plástico para que a massa desça sobre o prato. Desenforme o bolo menor em cima de uma base reta de isopor ou papelão. Reserve. Antes de sobrepor os andares de bolo, você precisará criar uma estrutura simples de sustentação para que o bolo maior consiga suportar o peso do bolo menor quando montados. Para isso, pegue um rolo vazio de papel alumínio, corte na altura do bolo maior e encape com um pedaço do próprio alumínio. Encaixe o rolo encapado no centro do bolo maior. Para isso, retire com uma faca um pouco de massa do centro do bolo maior. Sobreponha então os bolos cuidadosamente. Para decoração, polvilhe açúcar de confeiteiro com auxílio de uma peneira fina. Decore o topo do bolo menor a gosto, usando flores naturais ou enfeites natalinos.

Chester com farofa verão


1 Ave Chester Assa Fácil (aprox. 3,5kg) 
- 100g de Bacon Defumado Fatiado Perdigão, cortado em tiras 
- 2 colheres (sopa) de margarina 
- 1 colher (sopa) de cebola 
- 1 dente de alho amassado 
- 1 xícara (chá) de salsão picado 
- 1 xícara (chá) de champignon picado 
- 1 xícara (chá) de maçã cortada em cubos 
- 1 xícara (chá) de damasco picado 
- meia xícara (café) de uva-passa preta, sem sementes 
- 1 colher (sopa) de manjericão picado 
- 1 colher (chá) de orégano 
- 1 colher (sopa) de salsa picada 
- meia xícara (chá) de queijo provolone ralado 
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca 

Modo de Preparo: 

O Chester Assa Fácil não precisa descongelar e já vem temperado, basta levar do freezer direto para o forno. Siga as instruções da embalagem. 

Farofa Verão: 

Em uma panela, aqueça a margarina e doure o bacon. Acrescente a cebola, o alho, o salsão e deixe refogar. Junte o champignon, a maçã, o damasco, a uva-passa, o manjericão, o orégano e a salsa. Por ultimo, junte a farinha de rosca, mexendo sempre, desligue o fogo. Polvilhe o queijo provolone ralado e sirva a seguir acompanhando a Ave Chester®. 

Fonte: Perdigão