sábado, 14 de fevereiro de 2015

Confit de bacalhau ao prosecco, alho poró e tomate cereja


Ingredientes 
1 posta de bacalhau de 300 g dessalgada
500 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta a gosto

Molho bechamel 
50 g de manteiga sem sal
20 g de cebola moída
5 g de noz moscada ralada
150 ml de prosecco
80 g de farinha de trigo
500 ml de leite integral
Tomate cereja e manjericão

Modo de preparo: 
Pega a posta do bacalhau, já dessalgada e devidamente limpa e leve ao forno a 180°C, embebida em azeite de oliva por cerca de 12 minutos. Em uma panela de tamanho médio, refogue a cebola moída em manteiga até dourar, adicione noz-moscada, sal, pimenta, o prosecco, o leite integral e por último a farinha de trigo (diluída em um pouco de água). Manter sempre o fogo baixo e mexer até obter um creme espesso e cremoso.
Servir o bacalhau sobre o molho decorado com tomates cerejas e manjericão fresco.

Tempo de preparo: 50 min
Rendimento: uma porção
Sugestão do Terraço Itália

Bolinho de bacalhau


Ingredientes
1 kg de batatas médias
800 g de bacalhau desfiado e sem sal
1 maço de cheiro verde (salsa e cebolinha)
1 ovo inteiro
1 gema
Sal para corrigir, se necessário
Farinha de trigo o suficiente

Modo de preparo: Para tirar o sal do bacalhau, deixe-o de molho em água na geladeira de um dia para o outro, substituindo a água por aproximadamente oito vezes. Desfie-o. Junte todos os ingredientes misturando-os bem até a massa ficar homogênea. Coloque farinha de trigo o suficiente para fazer os bolinhos. Faça os bolinhos, envolva-os na farinha de trigo e frite-os em óleo bem quente. Poucos bolinhos por vez.

Arroz com bacalhau e farofa doce



Ingredientes
½ xícara (chá) de azeite
300 g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
1 sachê de tempero para arroz
2 xícaras (chá) de água 
5 tomates secos picados 
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de uvas-passas pretas sem sementes
1 broa de milho pequena ralada (200 g)

Modo de preparo:
Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio e refogue o bacalhau. Junte o arroz e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o sachê do tempero e refogue rapidamente. Adicione a água. Cozinhe com a panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até secar o líquido. Junte os tomates secos, a salsinha, as passas e misture. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Coloque o arroz em um refratário médio e cubra com a broa ralada. Regue com o azeite restante e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar a superfície. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Trufas de chocolate



Ingredientes básicos para fazer trufas de chocolate:


Para você começar a fazer trufas de chocolate, será preciso de apenas dois ingredientes imprescindíveis: o chocolate e o creme de leite. Para que suas trufas de chocolate não se tornem enjoativas, é legal você misturar o chocolate meio amargo com chocolate ao leite. Quanto à proporção dessa mistura, tudo dependerá do gosto pessoal, ok… O importante é que para suas trufas de chocolate saírem divinas é necessário usar chocolate de boa qualidade. Mas se você usar creme de leite de lata ou de caixinha não irá influenciar em nada no resultado.
Proporção para fazer trufas de chocolate:
Para que suas trufas de chocolate saiam a contento, preste atenção na proporção: 3 x chocolate para 1 x creme de leite. Quer dizer: Para cada 100 g de creme de leite, use 300 g de chocolate.
Método essencial para como fazer trufas de chocolate:
O chocolate que você já escolheu precisa ser bem picado. Depois, reserve-o em uma tigela de vidro ou inox. Em seguida, leve ao fogo alto o creme de leite, e após levantar fervura, retire-o do fogo e o despeje sobre o chocolate na tigela. Após esse procedimento, é necessário esperar um minuto para que o chocolate comece a amolecer. Assim que o chocolate amoleceu, misture tudo com uma espátula de silicone até a mistura ficar lisa, sem nenhuma pelota de chocolate ou linhas brancas provenientes do creme de leite. Cubra e leve à geladeira. Deixe lá por, no mínimo, 3 horas, até a mistura firmar bem.
Acabamentos para as trufas de chocolate:
Para quem quer saber o segredo de como fazer trufas é preciso criatividade, por isto, este tópico tem por intuito aguçar a imaginação de quem está aprendendo os macetes de como fazer trufas. Você pode passar as trufas de chocolate no cacau em pó e, depois, é só retirar o excesso. Agora, quem quer aprender como fazer trufas de chocolate no estilo “bomba”, pode cobrir as trufas com chocolate derretido. Vai do gosto de cada uma, mas você pode usar cobertura de chocolate branco, a fim de dar um tom de trufas de chocolate bicolor.
Como fazer trufas
Outras opções para fazer trufas recheadas também são possíveis. Você pode aprender como fazer trufas de nozes picadas, avelãs, amendoim, de prestígio, brigadeiro e assim por diante.
Diferenciar os sabores das trufas recheadas é o que faz a diferença. E isto pode ser feito acrescentando diversos licores, conhaque, rum ou até mesmo uma cachaça de boa qualidade. Tudo depende do gosto e da criatividade do aprendiz, mas, principalmente, depende da boa disposição em como fazer trufas saborosas!