domingo, 8 de março de 2015

Bacalhau assado com purê de feijão e broa


Ingredientes para o bacalhau (serve duas pessoas)
400 gramas de lombo de bacalhau dessalgado, dividido em dois pedaços altos
2 dentes de alho descascados e inteiros
2 tomates cereja maduros
ervas frescas (usei sálvia, alecrim e tomilho)
azeite que baste  (isso vai depender do tamanho da sua travessa; eu precisei de cerca de 300 ml)
2 pitadas de sal
mix de pimentas branca e preta moídas na hora
Ingredientes para a açorda
1 ½ xícaras de feijão fradinho bem cozido (somente os grãos)
¼ ou mais da água do cozimento do feijão
3 dentes de alho espremidos ou picados bem pequenos
¼ de xícara de cebola roxa picada pequena (cerca de 1 cebola pequena)
½ xícara de bacalhau cozido desfiado* ou 3 filés de anchova em conserva picadinhos
suco de ½ limão
cerca de 1/3 de xícara de broa de fubá esmigalhada (receita aqui)
1 colher de chá de sal
azeite do cozimento do bacalhau a gosto
salsinha e/ou coentro a gosto
Modo de fazer o bacalhau
Escolha um refratário que acomode o bacalhau e os temperos mais juntinhos, sem muita sobra de espaço. Isso economizará azeite. ;)
Preaqueça o forno em 180º C.
Disponha o bacalhau, os tomates cereja, os dentes de alho e os temperos. Salpique um pouquinho de sal e a pimenta moída na hora. Regue com azeite até cobrir metade do bacalhau. Cubra o refratário com papel laminado vedando bem as laterais e leve ao forno preaquecido por cerca de 1 hora.
Depois desse tempo, cheque a consistência e, se quiser, retire o papel laminado e deixe mais uns 10 minutos no forno para dourar levemente a superfície do bacalhau.
Modo de fazer a açorda
Leve ao fogo uma frigideira ou panela e coloque 2 colheres de sopa do azeite usado para assar o bacalhau. Refogue a cebola até ficar translúcida. Em seguida acrescente o alho e mexa por alguns instantes.
Junte o bacalhau ou a anchova, o feijão fradinho, ¼ de xícara da água do cozimento do feijão e o sal. Misture para combinar os ingredientes, abaixe o fogo e tampe a panela por alguns minutos.
(*) Vocês podem separar as pontinhas do lombo antes do bacalhau ir ao forno. Depois de assadas, as pontinhas servirão para a receita da açorda. Aí estão as que usei, no cantinho do refratário.
Cheque se é necessário colocar um pouco mais de água do cozimento. A ideia é termos uma textura como a de um purê. Inclusive, você decide se quer os grãos de feijão mais inteiros ou mais amassados (como eu prefiro).
Para finalizar, misture bem a broa em migalhas e experimente o tempero. Se quiser a açorda um pouco mais adocicada, coloque mais  broa.
Desligue o fogo, misture o suco do limão e  azeite do cozimento do bacalhau a gosto. Salsinha e coentro picados também devem entrar neste momento.
Montagem
Disponha a acorda num prato, coloque por cima o pedaço de bacalhau e regue com azeite. Decore com o alho e o tomatinho e sirva com mais coentro, salsinha e/ou broa picados.

Nenhum comentário: