sábado, 13 de setembro de 2014

Hambúrguer, Estados Unidos

Ingredientes:
- 5oo g de carne moída (é bom que seja uma carne com um pouco de gordura, porque senão você vai ter um hambúrguer pouco saboroso – e quem come hambúrguer não é uma pessoa focada no “light“, então nem me venha comentar que eu deveria dar conselhos mais saudáveis na receita. Embora a carne deva ter gordura, os cortes muito fibrosos não são legais para isso. Para não errar, use contrafilé, acém ou picanha. É bacana você comprar a peça inteira e pedir para moer na hora, se for possível. Também pode misturar mais de um tipo de corte, sem o menor problema. Ah, claro: você pode fazer hambúrguer de outro tipo de carne e também misturar entre elas, o que fica bem interessante também. A mistura de carne bovina e suína é super saborosa. Para fazer hambúrguer de carne suína ou de cordeiro, use a paleta, que tem gordura suficiente e não vai ter erro. O hambúrguer de frango fica mais gostoso quando a pele é moída junto, no mesmo raciocínio da carne com gordura. Como nunca fiz hambúrguer de frango em casa, não posso te dizer se você vai ter vontade de vomitar quando vir a pele moída junto, rs!)
- 1/2 cebola grande bem picadinha, quase moída (ou uma cebola pequena inteira. Se tiver um processador ou miniprocessador em casa, pode usá-lo em vez de picar com a faca, isso vai te deixar menos triste. Só não se esqueça de descascar, fora isso pode fazer qualquer mágica para picar a cebola. Mas ó: é quase moída, não é moída. Os pedaços são pequenininhos, mas são pedacinhos e não uma pasta. Pode usar mais ou menos cebola, como quiser.)
- 2 colheres (chá) rasas de sal (estou colocando mais ou menos a medida que eu uso, porque sei que você vai se perder com o “a gosto”, mas pode variar conforme o seu gosto, rsrs!)
- 1 colher (chá) rasa de pimenta do reino preta moída (mesma coisa do sal, você vai ter que ajustar essa medida para ficar do jeito que mais gostar.)

Modo de preparo:

Vamos começar pela panela?
ideal é você usar uma frigideira grande e pesada, mas se não tiver, o que eu vou fazer? Não vai ser por isso que você não vai fazer seu hambúrguer. Use a guerreira mesmo.
Aliás, seria bem legal se você tivesse uma bistequeira na sua coleção de panelas (essa aí da foto). Ela é ótima para grelhar coisas, eu super uso a minha (que comprei por uma pechincha no Westwing, quando estava montando a casa). Ela tem essas “estrias”, que deixam a gordura escorrer e a mantém separada da carne.

Nenhum comentário: