quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ovo de Páscoa Trufado


Ingredientes

1kg de chocolate (prefira chocolate ao leite)
1 xícara (chá) de cacau em pó
200ml de creme de leite
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de glucose
1 colher (sobremesa) de essência de amêndoa para chocolate
1 xícara (chá) de conhaque (para perfumar)
1 ovo
1kg de chocolate meio amargo


Preparo

Recheio Trufado
Derreta o chocolate ao leite (em banho-maria). Separadamente aqueça o creme de leite, a manteiga, a essência e o conhaque. A glucose não precisa ser aquecida. Misture tudo e leve para geladeira por 3 horas. Use para rechear o ovo de páscoa.
Derreta o chocolate (em banho-maria). Pegue metade do chocolate derretido e jogue sobre uma bancada, pia ou mesa de mármore. Espalhe o chocolate com uma espátula, espere esfriar atingir a temperatura de uns 27ºC mais ou menos. Coloque o chocolate na ponta de uma faca e veja se esta endurecendo por igual e aparência brilhante. Misture bem com a outra metade que ficou na vasilha e em uma forma (própria para o ovo de páscoa). Coloque uma camada de chocolate e leve a geladeira por 2 minutos (o restante que ficou na vasilha mexa sempre para não cristalizar). Retire a forma com a primeira camada da geladeira e passe a segunda camada de chocolate e repita a operação mais algumas vezes. Passe o recheio trufado e cubra com o chocolate derretido novamente, leve a geladeira por 2 minutos e depois desenforme. Junte as duas metades e embrulhe.
- Se seu chocolate esta derretendo muito fácil após sair da geladeira o problema provavelmente está  na hora do choque térmico. Após derreter o chocolate em banho-maria, você deve imediatamente jogá-lo numa superfície de mármore e espalhá-lo para acontecer o choque térmico. Isso é o que vai fazer o chocolate não derreter quando sair da geladeira. Para o choque, vá espalhando o chocolate sobre a superfície de mármore Prove-o de vez em quando, colocando sob os lábios. Ele estará pronto para ir para a forma quando você sentir que está frio.

Nenhum comentário: