sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Faisão ao vinho tinto


Ingredientes:
Um faisão inteiro, partido em pedaços
Duas colheres de sopa de banha animal
Duas cebolas
Três dentes de alho
50 tomates pequenos, do tipo cereja
200g de extrato de tomate
Noz-moscada, para ralar na hora
Duas taças de vinho tinto
Um pouco de orégano, pimenta branca, sálvia, cheiro verde e sal, tudo a gosto
Modo de preparo:
Aqueça a panela de ferro. Coloque a banha. A gordura vai derretendo, e, alguns minutos depois, adicione pedaços de faisão, e os doure um pouco. Coloque depois as cebolas picadas, um punhado de pimenta branca, de orégano e de alho.
Segundo Diego, é importante que cada ingrediente seja bem misturado na panela. Depois, coloque uma porção de sálvia, uma de cheiro verde e um pouquinho de noz-moscada.
Diego acrescenta duas taças de vinho tinto, o que faz com que o prato mude de cor. Na sequência, é a vez do tomate cereja picado. No final, despeje duas taças de água, coloque o sal e, por último, o extrato de tomate. Deixe em fogo baixo e espere por cerca de 45 a 50 minutos, até o faisão ficar pronto.
Enquanto o faisão fica mais um pouco no fogo, parentes, amigos e vizinhos fazem um mutirão para organizar a mesa, ao ar livre. Em pouco tempo, forma-se um verdadeiro banquete, com polenta, macarronada, um faisão inteiro, recheado com queijo, ovos e carne, e outro em pedaços, preparado com vinho branco, e, finalmente, o faisão ao vinho tinto.
Animados com o novo negócio, Diego, Marta e Ronaldo pretendem ampliar a criação. A ideia é aumentar o volume de vendas dos atuais 320 para 500 faisões por ano.
Fonte  http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/07/criadores-de-faisao-na-serra-gaucha-ensinam-receita-de-ave-ao-vinho-tinto.html

Nenhum comentário: