quarta-feira, 25 de março de 2015

Bacalhau à Lagareiro



Ingredientes: 2 lombos de bacalhau dessalgado (uns 600g no total), 
100g de farinha de trigo, 
4 batatas grandes pré-cozidas (al dente), 
30g de alho descansado no azeite extra virgem 
(veja em "Modo de Fazer"), 
500ml de azeite para "grelhar" o bacalhau 
(boa parte dele será usada para fritar o bacalhau
 e o restante para dourar o alhofatiado)
, 150g de brócolis cozidos no vapor, 
1 ramo de salsinha picada, 
100g de sal, 2 tiras de pimentão verde 
e 2 tiras de pimentão vermelho. 
Para enfeitar, pode usar azeitonas sem caroço. 
Se gostar de cebolas em rodelas, 
pode separar 1 média
 e algumas azeitonas sem caroço
 (pretas ou verdes - as de sua preferência).


Modo de Fazer: para deixar o alho descansar em azeite, basta bater os dentes de alho com azeite extra virgem, no liquidificador, e deixar descansando em torno de 2 minutos. Numa panela, ponha as batatas para cozinharem por 20 minutos (para ficarem "al dente"). Tire-as e reserve-as. Em outra panela, ponha azeite para "grelhar" o bacalhau, de forma que, ao mergulhar essas postas, o azeite fique até um pouco mais da metade da altura delas. Sobrará um pouco do azeite para "grelhar" depois o alho. Ligue o fogo em 100 graus (máximo). Antes de pôr o bacalhau para fritar, passe os lombos na mistura de azeite com alho e depois polvilhe a farinha por cima, como se fosse empaná-los. Em seguida, coloque com cuidado na panela com o azeite quase quente (se você colocá-lo e não espirrar óleo é o correto; não estará muito quente). Ao acomodá-las, regue-as em cima com o próprio azeite dessa fritura (pegue com a colher e regue). Aumente um pouco o fogo (não passe de 180 graus para não alterar o azeite). Depois de um tempo, quando tiverem douradas, dê uma virada, com cuidado, nas postas, deixando fritar, enquanto faz o restante. O ideal é não virar as postas mais de uma vez, para não destruir nada e elas ficarem bem bonitas e inteiras. Em outra panela, junte o azeite para "grelhar" e o alho e ligue o fogo para dar uma dourada nas lâminas de alho e reserve. Ainda sobrará desse azeite para grelhar (não use todo o restante). Em outra panela, coloque o restante (o que sobrou) do azeite que foi batido no liquidificador com alho, adicione ainda o azeite para "grelhar" que sobrou e coloque o brócolis para dar uma fritada rápida. À parte, coloque as batatas "al dente" e coloque outro papel toalha por cima e dê uma pancadinha em cada batata (amassadinha - tipo batata "ao murro"), só para dar uma leve achatada.
Montagem: para cada um dos 2 pratos que servirá, retire uma das postas que estava fritando e coloque-a no meio de um prato. Tire o brócolis e coloque no prato ao lado do bacalhau. Disponha duas batatas e adicione metade do alho laminado e dourado por cima. Passe um fio de azeite extra virgem em cima de tudo para dar um charme, jogue salsinha picada porcima, uma tira de pimentão verde e outra vermelha em cima do bacalhau. No meu caso, como não gosto de pimentão cru, dou uma refogada/amolecida nessas tiras, refogando-as no azeite para "grelhar". Enfeito com azeitonas pretas sem caroço, mas as verdes também caem bem...uma saladinha para acompanhar também.

Dica: como eu dobrei a receita, ao invés de montar os 2 pratos em separados, deixei as 4 porções em uma tigela de vidro mesmo e dei uma leve esquentada no forno antes de servir o prato.

Nenhum comentário: