sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cupcake, um docinho que todo mundo adora

Ninguém resiste aos lindos e saborosos cupcakes. Eles são presença garantida nas festas de criança, casamentos, eventos corporativos, jantares, chás, entre muito outros. Afinal, esse docinho saboroso agrada a todos, desde as crianças aos adultos.
como-surgiu-o-cupcake

O que é e onde surgiu o cupcake

Os cupcakes são mini bolinhos decorados com cobertura cremosa. Alguns ainda possuem recheio na parte de dentro. Surgiram no Reino Unido, por volta de 1970, e vem fazendo sucesso total por aqui há algum tempo.
Podem ter formato de flores, animais, frutas ou personagens diversos, que devem ser encaixados no topo da cobertura. Que, por sua vez, pode ser feiota com glacê, merengue com morangos, chocolate, doce de leite e etc.
cupcake-lindos-e-saborosos

O que significa cupcake

Cupcake vem do inglês, que significa bolo de xícara, ou de copo. Isto porque, eles eram feitos em medidas de xícaras. Algumas cozinheiras ainda o cozinhavam dentro das próprias xícaras, pois, nessa época, os fornos não eram tão eficientes como os hoje, e assar um bolo de maneira convencional demorava muito. Por isso os cupcakes eram tão convenientes.
receita-de-cupcake
Os cupcakes já foram chamados também de Fairy cakes (bolinho de fada), tamanha é a sua delicadeza.  Feitos geralmente com massa de baunilha e cobertura fondant, possuem massa leve e macia e podem ser decorados de diversas maneiras, o que vale é a criatividade.
Este mimos de bolinhos tinham a finalidade de serem dados como presente.  Eram uma das opções de presente favoritas pelas donas de casa na hora de presentear vizinhas e amigos. Pois todo mundo adorava.

Receita de cupcake

como-fazer-cupcake
INGREDIENTES
– 1 xícara de chá de farinha de trigo;
– 2 ovos grandes ou 3 pequenos;
– 150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
– 1 xícara de chá de açúcar;
– 1/2 colher de sopa de essência de baunilha;
– Se quiser fazer de chocolate não use a essência de baunilha e coloque 1/4 de xícara de cacau em pó ou chocolate em pó (não use achocolatado, pode estragar a receita);
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
– 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
– Recheio e cobertura a gosto, aqui usamos doce de leite.
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Prepare as forminhas de cupcake dentro de forminhas de alumínio. Com as costas de uma colher, amasse bem a manteiga, bata na batedeira com o açúcar, muito bem até ficar uma pasta molinha. Acrescente os ovos e bata. Adicione a farinha e a essência de baunilha (ou cacau, ou chocolate em pó) e misture com um fouet. Adicione o fermento e o bicarbonato e misture. Encha um pouquinho mais da metade das forminhas de papel para cupcake, que devem estar dentro de forminhas de alumínio. Leve para assar por 15 a 20 minutos.
Após assado e frios, com uma faca faça um buraco no centro de cada cupcake. Reserve a tampinha. Coloque o recheio escolhido em um saco de confeitar e coloque no furo no centro do cupcake. Coloque a tampinha e cubra o cupcake com o a cobertura desejada, aqui usamos doce de leite para rechear e para cobrir. Coloque confeitos de sua preferência.
Fonte:http://blog.festabox.com.br/cupcake-uma-delicia-de-docinho-que-todo-mundo-adora/

Nenhum comentário: