quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bolo Mesclado de Chocolate


Ingredientes:

Para o bolo:
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo

Para a calda de leite:
1 xícara (chá) de leite integral fervido
1 colher (sopa) rasada de açúcar

Para o creme:
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
3 colheres (sopa) rasadas de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para o merengue italiano:
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar granulado
1/2 xícara (chá) de água
3 claras

Para a calda de chocolate:
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga

Modo de preparo:

Para o bolo:
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar peneirado até dobrar o volume (o creme fica bem fofo e claro). Sem bater, incorpore aos poucos a farinha peneirada. Coloque numa fôrma redonda (24 x 6 cm), untada com manteiga e asse no forno pré-aquecido. Desenforme morno e reserve até esfriar.

Para a calda de leite:
Misture os ingredientes e utilize fria.

Para o creme:
Misture o leite condensado com as gemas, o amido e o leite. Mexa bem e leve ao fogo, cozinhando até engrossar. Fora do fogo, junte a baunilha. Utilize.

Para o merengue italiano:
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115º C). Despeje de uma só vez sobre as claras em neve, batendo na velocidade máxima da batedeira até esfriar. Utilize.

Para a calda de chocolate:
Numa panela, misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter uma calda lisa e brilhante. Utilize imediatamente.

Montagem:
Corte o bolo em 2 ou 3 camadas (eu cortei em 2) e recheie com o creme, umedecendo cada disco de massa com a calda de leite. Cubra todo o bolo com o merengue e mescle-o com a calda de chocolate. Sirva gelado.

Dicas:
Para fazer o creme, gosto de bater tudo no liquidificador antes de levar ao fogo. Faço assim para misturar bem as gemas.
Se formarem grumos no creme após engrossar, bata na batedeira em velocidade baixa ou então bata manualmente com um fouet.
Fiz numa fôrma de 20 x 7 cm, pois eu não tenho uma de 24 x 6. Deu certinho, exceto pelo merengue que rendeu muito. Acho que até para a fôrma que eles indicam é merengue demais. Na próxima, vou fazer metade da receita do merengue italiano.
O bolo cresce um pouquinho, mesmo sem fermento. Por levar apenas ovos, farinha e açúcar, a massa fica meio seca. Por isso, não economize na calda na hora de molhar as camadas.

Nenhum comentário: