sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mousse com creme bruleé de azeite


 
INGREDIENTES
285g de chocolate em pó
55g de manteiga
500g de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly gelado
6 gemas
55g de açúcar refinado
Creme bruleé:500g de creme de leite fresco
100g açúcar
1 fava de baunilha (ou essência de baunilha a gosto)
3 colheres (sopa) de azeite
10 gemas
Glaçage de chocolate black (cobertura):
185g de água
80g cacau em pó black
240g de açúcar
15g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
160g de creme de leite fresco
Montagem:
1 pacote de biscoito de chocolate picados (200g)
Mousse de chocolate
Creme bruleé
Cobertura de chocolate

MODO DE PREPARO

Numa panela em banho-maria derreta o chocolate em pó com a manteiga e reserve. Num bol (ou tigela) em banho-maria coloque as gemas e o açúcar refinado e com auxílio de um batedor de arame bata até a mistura ficar leve, clara e fofa. Retire o bol do banho-maria e deixe esfriar e incorporar mais ar. Adicione o chocolate derretido com manteiga (reservado acima), misture bem e por último junte o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly gelado. Reserve.
Creme bruleé: Numa panela coloque o creme de leite fresco, o açúcar, a fava de baunilha (ou essência de baunilha a gosto), o azeite e leve ao fogo médio até ferver. Despeje esta mistura quente sobre as gemas e misture bem vigorosamente. Preencha o molde que desejar e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 130°C até que esteja firme (25 a 30 minutos). Retire do forno e deixe esfriar. Assim que esfriar leve ao freezer.
Montagem: Num aro forre o fundo com filme plástico. Coloque um pouco de biscoitos de chocolate picados. Depois coloque metade da mousse de chocolate, o disco de creme bruleé e cubra com o restante da mousse de chocolate. Leve ao freezer até firmar.
Glaçage de chocolate black (cobertura): Numa panela coloque a água, o cacau em pó black, o açúcar e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo, acrescente a gelatina em pó sem sabor e o creme de leite fresco. Deixe a mistura esfriar. Desenforme o doce e coloque-o sobre uma grade com um recipiente em baixo (obs: pois a glaçage vai escorrer). Despeje a glaçage em abundância com uma concha para cobrir todo o doce. Decore com enfeites de natal e leve para geladeira até a hora de servir.

Reprodução Mais Você

Nenhum comentário: