sábado, 8 de outubro de 2011

Waffeln mit Vanillie-eis und Rotweinsosse


O nome é bem difícil. Para um brasileiro, pronunciar é quase impossível (a não ser que tenha descendência alemã). Mas a tradução já dá água na boca: waffer com sorvete de baunilha e molho de vinho tinto quente, receita típica da região da Renânia do Norte, na Vestfália. Aprenda a fazer com quem tem propriedade para falar de receitas daquela região: o chef Heiko Grabolle nasceu e se criou na vila Heisnberg, na Renânia.

Para a massa do waffer
Ingredientes
150g de açúcar
250g de manteiga
1 pitada de sal
3 ovos (separar gema e clara)
20g de açúcar de baunilha
100g de amido de milho (Maizena)
150g de farinha de trigo
Uma pitada de fermento químico
4 colheres de sopa de leite

Método de preparo
Bater o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Adicionar o sal, as gemas, o açúcar de baunilha, amido, farinha de trigo e o fermento aos poucos. Por último, misturar o leite até obter uma massa não muito líquida e adicionar as claras batidas em neve. Com uma concha colocar um pouco da massa num ferro típico e assar os waffers até que ficam levemente dourados.

Para o molho de vinho tinto
Ingredientes
300g de açúcar
150ml de suco de laranja
400ml vinho tinto demi-seco
2 anis estreladas
1 pequeno pau de canela
Um pouco de amido (Maizena)

Método de preparo
Numa panela média (de preferência de inox) caramelar o açúcar sem mexer. Quando estiver levemente dourado, adicionar o vinho, o suco de laranja, o anis estrelado e o pau de canela. Cuidado para não queimar! Deixar ferver tudo até o açúcar caramelizado derreter por completo (caso necessite, adicionar um pouco de água). Quando o liquido estiver transparente, engrossar com um pouco de amido até obter uma consistência de um molho.

Como servir
Colocar uma bola de sorvete sobre o waffer e cobrir com o molho de vinho ainda quente.
Fonte: Jaime Bórquez

Nenhum comentário: