domingo, 9 de outubro de 2011

Costela assada

Costela assada no forno





INGREDIENTES:
1 Costela de Boi de aprox. 3 kg
1 colher de sopa de folhas de salvia fresca
1 colher de chá de tomilho fresco
2 dentes de alho amassados em sal refinado
Pimenta do reino preta moída na hora
4 taças de vinho tinto
1 xícara de azeite
100 g de manteiga (1/2 tablete)
Sal grosso
MODO DE PREPARO:
Tempere a carne com sal, pimenta do reino, alho amassado, salvia e o tomilho fresco e 3 taças do vinho. Deixe no tempero por 2 horas, fora da geladeira, virando depois de 1 hora. Ligue o forno e regule para 100 C. Aqueça bem uma assadeira em cima do fogão, untada de azeite. Coloque a carne dentro da assadeira já bem quente e toste-a bem de todos os lados. Esta operação deve levar uns 15 a 20 minutos. Tire a carne da assadeira, coloque-a em outra e leve ao forno.
Retorne a assadeira que foi usada de volta ao fogo baixo (sobre o fogão). Despeje dentro 1 taça de vinho e com uma colher de pau limpe bem o fundo. Ainda em fogo lento, vá mexendo sempre até reduzir o volume do líquido para a metade. Coe este molho, coloque em uma panelinha e com a ajuda de um fouet (batedor de claras) incorpore ½ tablete de manteiga batendo bem.
A carne está no forno assando, regue-o com o molho da marinada ao longo do preparo. Vire a cada 30 minutos. Retire o excesso de gordura que vai juntando na assadeira. Pode se observar o ponto, espetando um palito no meio da carne. Se sair muito líquido pelo furo, estará aquém do ponto. O tempo total é de umas 4 horas. Fica suculento e muito gostoso. Para servir retire os ossos da costela (é só puxar) e corte a carne. Remova a gordura externa excedente e regue com o molho super quente.


Serve 6 pessoas

Visite a fonte original: Receitas do Wessel

Nenhum comentário: