quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fraldinha Recheada


  
Fraldinha-recheada

1 fraldinha de vitela de cerca de 600 g
120 g de couve
100 g de bacon fresco
100 g de ricota
40 g de queijo pecorino ralado
80 g de queijo gruyere
1 ovo
2 taças de vinho branco
5 dentes de alho
3 ramos de sálvia
40 g de manteiga
1 copo de caldo de carne
1 colher de café de maisena
100 g de salada de folhas mistas
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta do reino
Dificuldade: alta
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo de cozimento: 1 hora e 35 minutos


Modo de preparo:
Lave e cozinhe a couve, deixe amornar e pique-a. Corte o bacon fresco em cubinhos e ponha-o numa frigideira antiaderente bem quente para corar. Numa tigela, junte o ovo, batido com um pouco de sal e pimenta, o peco ri no ralado, a ricota, os cubinhos fritos de bacon, a couve picada e o queijo gruyere cortado em bastões. Misture muito bem e . recheie a fraldinha de vitela aberta como um envelope, costurando a abertura com barbante de cozinha. Numa frigideira que possa ir ao forno, derreta a manteiga com o azeite e coloque a fraldinha para dourar uniformemente em fogo alto por 15 minutos, virando sempre.

Regue com o vinho e deixe que ele evapore quase totalmente. Acrescente a sálvia lavada e os dentes de alho, descascados. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 5 minutos, virando a carne de todos os lados. Leve a frigideira ao forno pré aquecido a 180°C por 1 hora e 15 minutos, despejando de vez em quando o caldo do cozimento e, se necessário, um pouco de caldo de carne quente. Retire a carne do forno e deixe-a amo mar. Coloque-a sobre a tábua para fatiar. Coe o caldo da assadeira numa panela pequena e engrosse com a maisena, dissolvida em 1 colher de sopa de água. Leve ao fogo e aqueça rapidamente.

Divida as fatias da fraldinha em pratos individuais, regue com o molho e sirva-as mornas, acompanhadas por uma cumbuca de salada de folhas mistas bem lavadas.

Nenhum comentário: