terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bolo battenberg bicolor é feito com marzipã


Ingredientes:
100g de manteiga em temperatura ambiente
100g de açúcar
100g de farinha de trigo com fermento
50g de farinha de amêndoa
½ colher (chá) de fermento em pó
2 ovos médios
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 a 3 gotas de corante alimentício rosa
250g de geleia de damasco
225g de cobertura de marzipã pronta
Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma quadrada de 20cm com papel-manteiga. Corte um pedaço de papel-manteiga cerca de 5 a 6cm mais longo do que a forma. Faça uma dobra no centro e forre o fundo da forma, de modo que a dobra fique alta e saliente no meio da forma, criando dois compartimentos. Coloque a manteiga, o açúcar, a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento, os ovos e a essência de baunilha numa tigela e bata na batedeira até que a mistura fique homogênea.

É importante que a manteiga esteja bem macia para deixar a massa lisa. Despeje metade da massa em um lado da forma usando uma espátula. Adicione algumas gotas do corante alimentício ao restante da massa e misture. Coloque na metade vazia da forma e nivele as duas massas com uma faca, tendo o cuidado de deixar a dobra de papel tão esticada quanto possível. Asse por 30 minutos ou até que um palito espetado no meio do bolo saia limpo. Deixe o bolo esfriar na forma e depois desenforme sobre uma grade de metal.

Bolo colorido confeitado com pasta americana: assista ao vídeo com a receita

Apare as bordas do bolo e corte-o em quatro tiras de igual tamanho. Coloque uma tira rosa ao lado de uma clara e fixe as duas juntas com a geleia de damasco. Repita a operação com as outras duas tiras. Pincele as duas primeiras tiras com geleia e coloque as outras duas por cima, de maneira que as cores fiquem cruzadas. Passe mais geleia por cima do bolo.

Abra o marzipã num retângulo um pouco maior do que o bolo, com cerca de 5mm de espessura. Vire o bolo sobre o marzipã e passe geleia nas laterais. Role o bolo com cuidado sobre o marzipã para cobrir tudo. Corte os excessos de marzipã e sele com um pouco de água. Certifique-se de que a junta do marzipã fique virada para baixo e polvilhe a parte de cima com açúcar de confeiteiro.

Crédito:
Receita do livro de James Winter

Nenhum comentário: